Nossas Especialidades

Renesola

Como funcionam as lâmpadas LED?

É tudo uma questão de eletroluminescência. O fenômeno óptico e elétrico ocorre quando um material emite luz em resposta à corrente elétrica que o atravessa, sendo possível obter alta produção de luz com baixo consumo de energia!

No caso das lâmpadas fluorescentes compactas, a produção de luz se dá a partir de uma descarga de energia elétrica dentro de um tubo, que contem gás. Nas lâmpadas incandescentes – cuja produção está sendo proibida gradualmente no Brasil –, há um filamento de metal, geralmente tungstênio, que é aquecido pela corrente elétrica, responsável por emitir luz.

Por que as lâmpadas LED consomem menos eletricidade?

Lâmpadas LED e incandescentes são duas tecnologias completamente diferentes. Por isso, uma lâmpada LED de 10W ilumina o mesmo que uma incandescente de 60W. É preciso entender que Watt é uma unidade de medida de consumo de energia e desempenho e não diz nada a respeito de luminosidade, ok? Assim, as lâmpadas LED consomem um sexto de energia para produzir a mesma luminosidade de uma incandescente.

Além de tudo isso, as lâmpadas de LED podem ser utilizadas como forma de iluminação geral ou dirigida. Por não emitir calor, esse modelo evita desconfortos e alterações na temperatura.

Lâmpadas LED

Em tempos de aumento no valor da conta de energia elétrica, uma ótima alternativa para economizar são as lâmpadas de LED: essa tecnologia chega a garantir cerca de 60% de economia em relação as lâmpadas fluorescentes compactas. Entenda melhor como as lâmpadas LED funcionam e porque você deve trocar suas lâmpadas fluorescentes por elas!

Por que as lâmpadas LED são ecológicas?

Diferentemente das lâmpadas fluorescentes compactas, as LED não têm mercúrio – metal pesado que contamina solo, rios e seres vivos –, nem outros componentes nocivos. Com isso, ela não precisa passar por processos de descontaminação, separação do mercúrio, nem outros cuidados adicionais para descarte. Outra vantagem é que a maior parte de seus materiais podem ser reciclados!

A LED dura mais que a lâmpada incandescente?

Sim! A vida útil de uma luminária LED residencial é de 25.000 horas, ou o equivalente a 25 vezes a durabilidade de uma lâmpada incandescente! Hoje em dia, é possível encontrar no mercado lâmpadas LED com 15 mil, 25 mil e até 50 mil horas de durabilidade, enquanto que as lâmpadas fluorescentes compactas apresentam uma vida útil de 8 mil horas. Nesse ponto, é possível manter o mesmo nível de iluminação de uma fluorescente com uma lâmpada LED e, ao mesmo tempo, obter uma redução de consumo superior a 30%, dependendo de sua aplicação.